terça-feira, 4 de setembro de 2012

Consequências causadas pelos polímeros sintéticos não degradáveis e sua solução

    Com o crescimento da produção dos polímeros sintéticos (plásticos) em todo o mundo, os problemas ambientais se tornaram cada vez mais visíveis. A poluição ambiental, alterações climáticas, aumento do acúmulo de lixo e até mesmo a morte de animais de grande e pequeno porte, pode ter por uma das principais causas a produção exagerada de plástico. Algumas soluções foram apresentadas, como a própria reciclagem, mas nada que ajudasse significativamente esses problemas, afinal mesmo reciclando o plástico, ele continua sendo um poluidor em potencial e continuará levando séculos e séculos para se decompor totalmente.

    Numa época em que ocorre o aquecimento global do planeta, a exaustão dos recursos fósseis se aproxima, ou seja, uma deterioração do ambiente terrestre, busca-se com mais ênfase uma solução alternativa a escalada dos derivados do petróleo. Entre as linhas mestras da estratégia biotecnológica, lançada recentemente, pode-se encontrar o "plástico biodegradável" como um dos itens para a utilização eficaz da biomassa.

    Essa tecnologia está em pleno desenvolvimento e por ser sustentável, oferece ótimas oportunidades de crescimento. Estende-se a uma abrangente área de aplicações industriais e se utilizam dos mesmos equipamentos de transformação e de laboratório dos plásticos fósseis combustíveis. 



Poluição gerada pelos plásticos
Ingestão de alimentos por animais,
ocasionando milhares de mortes
Polímeros sintéticos biodegradáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário