terça-feira, 4 de setembro de 2012

Como os polímeros podem ser classificados?

    O polímeros podem ser classificados como naturais e sintéticos.

Poli-isopropeno polímero fundamental para
formação do látex (borracha)
     - Polímeros naturais: Ocorrem na natureza. ex: Celulose, proteínas, DNA, entre outros.










Enfeite feito a partir do Polietilenotereftalato (PET)
     - Polímeros sintéticos: Surgiram com a necessidade de imitar os polímeros naturais. São produzidos pela síntese, ou seja, processo de obtenção de compostos químicos a partir de substâncias mais simples. 
      Os polímeros artificiais ficaram popularmente conhecidos como plástico, tornando-se possível a fabricação de: sacolas, canos, panelas, colas, entre outros objeto úteis para o nosso dia a dia.






    Polímeros de adição e de condensação:

     -Polímeros de adição: Ocorre por reação de adição. Na reação de adição, moléculas menores são adicionadas umas as outras para a formação da macromolécula. Para que ocorra uma reação química de polimerização por adição a condição básica é que exista ligação dupla entre átomos de carbono.
Isso se deve ao fato de que em uma ligação dupla entre carbonos existe uma ligação extremamente forte que é chamada de ligação sigma e uma ligação mais fraca que é chamada de ligação pi.
    Essa ligação pi é quebrada na presença de catalisadores que propicia a formação de radicais livres. São esses radicais que vão participar da reação química de polimerização.

Tipos de polímeros de adição e condensação

     - Polímeros de condensação: Ocorre entre agrupamentos funcionais, normalmente entre ácidos carboxílicos e poliácidos ou ácidos carboxílicos e poliaminas.
Essa reação é caracterizada pela eliminação de moléculas menores, normalmente moléculas e água, ácido clorídrico ou de amônia.

Polímeros de condensação

Nenhum comentário:

Postar um comentário